7 livros que podem te tornar mais consciente

Acredito tanto no efeito transformador da leitura que, hoje em dia, os livros pelos quais me apaixono logo de cara são aqueles que relatam a realidade e mostram um lado dela que eu ainda não conhecia, seja ele bom ou ruim.

Sei que uma leitura foi importante ao fechar o livro e perceber que sou – ou tenho os caminhos para ser – uma pessoa diferente de quem era ao abri-lo pela primeira vez.

Por isso, quis compartilhar algumas dicas de leitura que me ajudaram a ser uma pessoa mais crítica e consciente, na esperança de que tenham o mesmo resultado em você.

Boa leitura!


1. A Menina Quebrada, de Eliane Brum

Quem conhece Eliane Brum sabe que ela tem o dom de usar as palavras para despertar reflexões sobre os mais diversos acontecimentos. A atual colunista do El País conta histórias que são convites para pensarmos além da realidade que conseguimos enxergar. A Menina Quebrada é um compilado de artigos que a jornalista produziu enquanto trabalhava para a Época, abordando temas desde a síndrome de Estocolmo à alegria de viver, além de considerações sobre política e questões sociais. Altamente recomendado.


2. Como as Democracias Morrem, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt

Li esse livro enquanto pesquisava fontes para meu trabalho final da graduação e levo os ensinamentos de Levitsky e Ziblatt comigo para onde for. Leitura descomplicada, o livro nos fala sobre as regras do jogo democrático que, embora não sejam oficializadas, trazem integridade aos processos e práticas políticas. Extremamente atual em um momento em que tantas democracias têm entrado em colapso.


3. A Guerra não tem Rosto de Mulher, de Svetlana Aleksiévitch

Talvez o mais intenso da lista, o livro narra a participação de mulheres na Segunda Guerra Mundial a partir do seu ponto de vista; relatos que não encontramos nos livros de escola. Aleksiévitch, premiada com um Nobel de Literatura, encanta por narrar o íntimo de mulheres e homens e torná-lo, enfim, grande. Para ela, não há nada mais grandioso do que o âmago, onde ficam os sentimentos e memórias. Relembrar os horrores da Guerra dói, mas torna-se necessário para que o público conheça a importância de um grupo invisibilizado que dá rosto à história.


4. As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano

Este livro deveria ser leitura obrigatória para quem habita a América Latina, continente de tanta história, sangue e suor. Excepcional para qualquer um que queira conhecer mais a fundo as causas de muitos problemas latino-americanos, como o subdesenvolvimento.  Além disso, esse livro me faz lembrar a célebre frase de Burke: “um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”. Acredite, nossas veias ainda estão abertas.


5. A Sexta Extinção, de Elizabeth Kolbert

Você pode até se divertir momentaneamente com as aventuras de Elizabeth Kolbert ao redor do globo, mas a autora trará dados não muito animadores sobre a Terra e nosso futuro nela. Desde os mastodontes, passando pelos neandertais – nossos antigos parentes – e o risco que os corais correm debaixo do mar, Kolbert promete que basta um olhar levemente atento ao seu próprio quintal para que você encontre pequenas extinções. Leitura infelizmente reveladora.


6. Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex

Me assustou saber das atrocidades que aconteceram em Barbacena quando me deparei com esse livro. Nunca teria pensado que havíamos sido palco de algo do gênero e que os loucos da Colônia eram menos loucos do que aqueles que, cedendo aos seus interesses próprios, colaboraram para um holocausto ainda desconhecido e abafado na linha do tempo brasileira.


7. O Mundo Assombrado pelos Demônios, de Carl Sagan

Escrito em 1995, “O Mundo Assombrado pelos Demônios” continua atual e relevante. Sagan era conhecido pela sua genialidade, que tem muito a agregar à sociedade contemporânea e aos anos que virão. Os demônios do livro tomam forma no analfabetismo científico, na pseudociência e nas crenças duvidáveis que retardam avanços cujos resultados seriam benéficos ao nosso planeta. Um livro que deveria ser lido por todos que andam neste mundo.


O que achou das dicas? Já leu alguma das indicações? Deixe um comentário e vamos conversar!


Foto por Radu Marcusu.

3 comentários em “7 livros que podem te tornar mais consciente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s